8.16.2008

AMME

A despeito do que diz o Angelus, a Alzira é linda. Linda, linda. Linda, linda, linda. Descobri a Alzira de maneira enviezada. A Alzira veio-me através do Itamar. Já o Itamar chegou-me a mim por vias do Arrigo. O Arrigo, por conta do Hermeto. Atenção para todos esses nomes tão bonitos. Assim, como Alzira Maria Miranda Espíndola, ou AMME, como costuma assinar. A Alzira é irmã da Tetê. Eu poderia ter conhecido a Alzira através da Tetê - é verdade -, por quem também nutro profunda admiração. Mas os caminhos são tortos, como a noite, e foi o Itamar quem me trouxe a Alzira. Fez muito bem, porque hoje sou apaixonado por ela.

Senão, é ouvir o seu novo disco, Alzira E. É preciso notar que sempre os títulos dos discos da Alzira trazem alguma brincadeira linguística. Há o PeçAMME, o ParalElas, o simplesmente AMME e este agora, o Alzira E. Alzira e?... Alzira é? É. Não há muito o que dizer da Alzira, porque ela diz o que tem de ser dito. E diz muito bem. É preciso ouvir a Alzira. O novo disco pode ser uma boa introdução para quem ainda não a conhece. Não há nele uma só faixa que não seja simplesmente deliciosa. Há umas marcantes, é verdade. Eu, por exemplo, acho a Talento especialmente boa. Como a Ouvindo Lou Reed. Assim Que Possível, Não Tem Limite, Lugar Algum.

Um dos trunfos da Alzira é arrumar bons parceiros, como este arrudA. Ou a querida Alice Ruiz. Ou então o saudoso Itamar Assumpção. Outro, que será mais importante, é a voz peculiar que tem. Como descrever a voz da Alzira? Parece que canta no frio. Sem ter frio. Canta como ser mitológico de paragens gélidas. Sem pressa, com alguma ironia. Então é ouvir o Ninguém Pode Calar, álbum que fez em homenagem à cantora Maysa. É prestar atenção para como interpreta canções clássicas como Tarde Triste.

Enfim, calo-me. Dou voz à Alzira; que cante.

PS. Os discos da Alzira podem ser encontrados aqui para download. Ouçam, mas comprem cada um deles depois. Estão à venda no site da cantora e compositora, aqui. A Alzira merece.

Sem comentários: