9.12.2009

Arroz Chao-Chao

Querido Frank Henno,

Ontem fui ver um filme absolutamente fantástico com as senhoras do apartamento ao lado. Chama-se Casamento Debaixo da Chuva. No Brasil acho que o título é Casamento À Indiana. Originalmente: Monsoon Wedding. Talvez tenha sido um dos melhores filmes que já vi esse ano. Mas o de Almodóvar também é muito bom. Esse, no entanto, fez-me ficar inquieto na cadeira, e acho que se um filme consegue fazer com que alguém quase grite aquando dos créditos: "excelente", é porque de fato é muito bom. Tem um rítimo, umas cores, uma fotografia, umas atuações, umas caras, uma alegria, uma dramaticidade apaixonantes. Se ainda não estreou em Amsterdam, keep your eyes wide open!

Mas falando em Amsterdam, a Gorette sempre me convida para lá ir ter com ela. Eu preciso arrumar um pretexto para visitá-la, afinal não o fiz enquanto morava em Odense. É claro, eu podia ir para a tua casa, mas é que a Gorette insiste tanto que eu seja o seu (dela) hóspede... Amsterdam deve ser uma cidade tão bonita! O Gabriel trabalhou lá quatro anos, num lugar chamado Cock's Ring. Não é o máximo? Onde você trabalha, Gabriel? No Anel do Caralho. Parece até um insulto. O fato é que a Gorette estuda uma língua indígena qualquer lá do sul de não sei onde no Brasil, cujo único falante já está quase sem memória e sem dentes. Agora se quer saber porque foi estudar a língua de um índio banguela lá no país da Rainha Perua, não sei responder. Aliás, eu sei, mas também não interessa.

Depois do filme, fomos jantar num restaurante chinês aqui perto de casa onde servem tudo em pouquíssimo tempo. Como é que conseguem ser tão rápidos? Queríamos ser ludibriados todos juntos, de sorte que pedimos sopa de barbatana de tubarão. E veio também um arroz chao-chao (que, em chinês, deve corresponder àquilo que no Brasil a gente chama comeu-morreu), frango com molho de abacaxi e camarões empanados com molho agri-doce. Os chineses são tão parecidos em qualquer parte do mundo. Só muda mesmo o cardápio. Aqui, por exemplo, não tem frango xadrez. E grafam Sopa Vam-Tam. Eu achei o máximo!

Todavia, o curioso mesmo da noite foi a conversa que tivemos sobre o tal famoso professor da Universidade de Lisboa, de como ele se apaixonou perdidamente por uma aluna, de como fez - de acordo com alguns - papel de idiota, etc. etc. O assunto aprazia-me de fato. Então a tal aluna, vinte anos mais nova, era conhecida por ser do tipo que seduz e depois avilta, essas do gênero. O mundo deve estar cheio de gente assim... As vítimas e os algozes, como diz a minha grande amiga Maria de Fátima. Lembram-se também da conferência em Cambridge, algo sobre semântica formal, e do barulho da cama no quarto ao lado. Lembram-se também de terem ido todos juntos ver o Último Tango em Paris, porque na época o filme estava proibido em Portugal. Estavam antes daquele tal Julho de 1969. Tipo assim: fui participar de uma conferência em semântica formal lá em Cambridge e aproveitei para ver o Último Tango em Paris. Não é ótimo?

Ontem ainda teve o desejo de comer pastel de nata, mas não encontrei nenhumzinho na padaria aqui do prédio. Era tipo final de sábado, e o dono brasileiro gordo e suado, com aquela cara de padeiro, estava atendendo uma senhora com cabelo pizza-hut. A imigrante ucraniana com chapeuzinho amarelo limpava o balcão, toda empenhada, na frente do gordo careca. Levantou os olhos languidamente e perguntou se eu queria de fato alguma coisa. Pois quero, sim, quero. Ela sorriu quase com prazer ao revelar que, afinal, não tinham mais pastéis de nata. O prazer da tal aluna ruiva ao dizer foda-se para lá.

Tem ainda essa viagem que estamos planejando o Jack e eu nas férias de final de ano. Uma viagem a carro. Acho que vamos para Istambul, não sei ainda ao certo. Se conseguirmos convencer a Paulinha e a Felippa, elas vêm conosco também. Se não, olha, paciência.

Então é assim. Agora já estou de volta, o dia foi ótimo, a companhia foi bastante agradável, mas agora apetece-me parar de escrever e preparar o jantar.

Muitos beijos e até logo.

Lisboa, 25 de Agosto de 2002, 17:34h

Sem comentários: